Inclusão de um novo Processo

As atividades da sua empresa contábil são acompanhadas pelos processos na sua plataforma PAM. Eles que darão o nome das suas metas, trarão as recorrências das atividades, forma de resoluções, entre outros cadastros super importantes à Plataforma. A dinâmica para inclusão e exclusão de um processo é muito simples, basta acessar a plataforma, selecionar o menu Metas e depois clicar em Processos.

Você será redirecionado(a) para a página de listagem dos processos já cadastrados. Ao lado direito da tela clique em Add Processo. Com isso, o PAM abrirá uma página para a inclusão das informações do novo processo. Vejamos com mais detalhes cada um deles:

Note: Iremos separar a inclusão do processo em 4 etapas. Teremos os dados gerais, posteriormente Calendário, tipo de resolução e por fim Resolução Automática.

  1. Dados Gerais:

⇒ Para saber mais sobre como criar tipos de processos e para que servem, pesquise pelo tópico “Tipos de processo”.

⇒ Ah não se esqueça, você pode visualizar também esse passo a passo no vídeo abaixo ^^.

  2. Calendário:

Considerar apenas dias úteis (Checklist facultativo): Deverá marcar o campo de “Considerar apenas dias úteis” caso deseje que o PAM, ao buscar, por exemplo, o 15º dia do mês, conte apenas aqueles que são úteis, excluindo os finais de semana e feriados.

Considerar o sábado como dia útil (Checklist facultativo): Você deverá marcar o campo de “Considerar o sábado como dia útil” caso deseje que o PAM, ao buscar, por exemplo, o 15º dia do mês, conte apenas aqueles que são úteis, incluindo-se o sábado como útil.

⇒ Ah não se esqueça, você pode visualizar também esse passo a passo no vídeo abaixo ^^.

  3. Tipo de resolução

Ao escolher essa resolução, aparecerão dois campos para serem cadastrados, quais sejam:

O Modelo conteúdo arquivo (facultativo): uma vez cadastrado, você cria uma regrinha de restrição, o que significa dizer que a meta só será resolvida se o(a) responsável inserir um documento que corresponda ao modelo escolhido.

O Padrão de arquivo das metas (obrigatório): será preciso indicar qual pasta o PAM pode acessar para que verifique se o arquivo adequado para a baixa da meta foi salvo. Para isso, você precisará indicar o caminho da pasta em sua rede, finalizando com o padrão do título do arquivo. Como dica, aconselhamos a copiar o caminho diretamente da sua rede e copiar ao PAM. Em seguida, basta substituir os devidos nomes pelas variáveis presentes no PAM.

Neste sentido, fazemos algumas observações:

  1. Ao copiar o caminho, poderá excluir o disco que vem antes da primeira barra, por exemplo: “C:\”, pois esta informação será inserida no próprio PamClient (o robozinho que ficará instalado em sua máquina).
  2. As variáveis servem para você indicar que o PAM deve atualizar a o caminho ou busca de acordo com a meta a ser baixada, ou seja, se neste mês você salvou um arquivo com o nome: 01.2019 - FGTS, você poderá indicar as variáveis mes e ano pois assim, o PAM será atualizado automaticamente para que no próximo mês ele busque o arquivo 02.2019 - FGTS, e assim por diante.
  3. Todas as variáveis disponíveis encontram-se na página de edição e cadastro de processo e ao serem cadastradas, devem vir entre duas chaves: .

Important: Para que a baixa de metas por arquivos na rede funcione é preciso que todos os colaboradores tenham o pamclient.exe instalado na máquina. O pamclient.exe pode ser baixado no seguinte endereço: https://rcpam.net/pamclient.zip, ou, por dentro da Plataforma PAM, ao clicar no usuário (no canto superior direito) e escolher a opção: Download PamClient. O download será do arquivo zipado, clique no botão direito do seu mouse para extrair esse arquivo. Abra a pasta que foi deszipada e clique no arquivo que possui .exe. Alguns navegadores podem bloquear o download e a execução dele sob a justificativa de vírus, mas esse comportamento é apenas um falso positivo. Caso o antivírus utilizado também não permita a execução basta incluir o pamclient.exe na lista de exceções do antivírus.

Important: O ID do relatório são esses 4 primeiros dígitos no campo “Relatório”. Lembrando que esses dígitos podem ser por letras e números. Por fim, a referência deve ser o mês e o ano, separados por barra (/)

O que significa que no PAM, no campo Onvio file path, será configurado “Pessoal/teste/nfse/teste mes-ano.pdf”, a dica é utilizar a variáveis para que fique tudo automatizado :), aqui a barra (/) é o separador de pastas, e com relação a isso, é importante que você não salve os arquivos com barra (/), beleza?!.

Verificar o EFD-Reinf na receita federal (Campo Facultativo): Permite que o PAM use o certificado digital da empresa pra baixar automaticamente as metas desse processo quando encontrar o registro do efd-reinf na receita. Ou seja, marque esta apenas se estiver criando um processo para o acompanhamento do efd-reinf e utilizar os certificados digitais cadastrados no PAM.

  4. Resolução automática

→ Preenchidos os campos obrigatórios, é possível salvar o cadastro do processo clicando em salvar, no final da página.